Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sexta Light

Todo mundo sabe o que tem que fazer para emagrecer não é? Porém muitas vezes achamos que estamos fazendo a coisa certa e não estamos. Não basta apenas passar a comer mais frutas, verduras e achar que vai perder peso. Ou passar fome, se entupir de granola...
Abaixo vou listar alguns erros que cometemos e por isso não conseguimos emagrecer:

1- FICAR MUITO TEMPO SEM SE ALIMENTAR: Muita gente ainda acha que ficar horas sem comer nada vai ajudar na perda de peso. Doce ilusão! Ficar muito tempo sem se alimentar provoca queda no metabolismo para poupar energia. Nosso cérebro utiliza predominantemente a glicose como fonte de energia. Quando permanecemos muito tempo sem ingerir carboidratos, nossa massa muscular é destruída, pois da proteína (presente no músculo) podemos criar carboidrato (glicose). Alimente-se de 3 em 3 horas!

2- FAZER DIETAS EXTREMAMENTE RESTRITIVAS: É só chegar o verão que muita gente se desespera para perder peso rapidamente. Pesquisam no google "perder 5 kg em 7 dias" e embarcam nessa loucura. Na maioria das vezes, a quantidade calórica consumida é menor do que a quantidade mínima de calorias para o bom funcionamento do organismo. Pode até provocar uma perda de peso inicialmente, mas ninguém consegue levar essas dietas por muito tempo e após este período ocorre a compulsão alimentar, o que irá ocasionar, muitas vezes no ganho de peso superior ao peso inicial. Além disso, este tipo de dieta, causa mal estar, tonturas, irritação, fraqueza, dor de cabeça...etc.

3- ACHAR QUE ALIMENTOS SAUDÁVEIS NÃO ENGORDAM: Aí você se entope de azeite, queijo branco, pão integral, granola....Mas é bom lembrar que estes alimentos também tem calorias, e o excesso de calorias engorda!

4- FAZER COMPRAS COM FOME: Claaaaro que você vai comprar um monte de besteiras! Ao fazer compras com fome escolhemos automaticamente alimentos mais gordurosos e mais calóricos... gastamos mais dinheiro e ganhamos mais calorias!

5- FAZER DIETAS SEM CARBOIDRATO: Este é um erro muito comum. Mas como disse anteriormente, os carboidratos são fonte essenciais de energia para o corpo! E o que as pessoas não entendem é que o carboidrato, assim como as proteínas e gorduras, não irão proporcionar ganho de peso, mas sim a quantidade de calorias ingeridas a mais do que a necessidade diária.

6- ALIMENTAÇÃO INADEQUADA: Alguns alimentos, principalmente as gorduras e o álcool (você já sabe neh!) tem um valor calórico elevado.  Enquanto 1 grama de carboidrato ou proteína contém 4 Kcal, as gorduras contém 9 Kcal e o álcool 7 Kcal. Então colhega, cuidado com a birita e aquele bolinho de queijo frito!

7- ALIMENTOS DO FDS: É preciso estipular regras para o consumo de determinados alimentos como os doces, refrigerantes, frituras...que tal deixar somente para o final de semana? E a bebida alcoólica você poderia eleger 1 dia da semana ( mas não vai se acabar na bebida ta!!)

8- COMER MUITO RÁPIDO: Pobres de nós que temos somente 1 hora de almoço!...Masss se você almoça rápido é melhor reconsiderar este comportamento. Além de ingerir mais alimentos até que a fome seja saciada, a má mastigação prejudica a digestão e a absorção dos nutrientes. Tente deixar os talheres descansando enquanto mastiga.

9- CONFUNDIR FOME REAL COM FOME EMOCIONAL: A fome real aparece geralmente 3 horas após uma refeição, já a fome emocional vem a qualquer hora. A fome real vai aumentando gradativamente, a fome emocional explode de repente. A fome real pode ser temporariamente saciada com líquido, a fome emocional não! Quando estamos com fome real qualquer alimento é bem vindo. A fome emocional é bem seletiva...e geralmente queremos os alimentos mais calóricos. Preste atenção se você não está muito ansiosa, muito triste ou eufórica.

10- FORÇA DE VONTADE: Gente, vamos combinar neh! Que quer emagrecer não espera segunda-feira, ou mês que vem chegar. O seu objetivo também tem que ser maior do que a primeira festa ou evento mara que aparecer! Depois disso tudo não venha com culpar seus pais, seus amigos ou seu namorado pelo seu pânceps! (ai..)




Nenhum comentário:

Postar um comentário